A importância das cores no seu projeto
Já reparou como as cores causam diferentes efeitos em nossas emoções? Alguns positivos e outros nem tanto. Por isso, é importante dar uma atenção especial a elas na hora de criar a comunicação visual da sua marca.
Escolher as cores que vão compor um projeto como um site e um logotipo vai muito além do seu gosto pessoal ou das suas combinações. É preciso atentar-se para as emoções que elas despertam, o que representam e quais as suas finalidades.
As cores precisam estar conectadas com a proposta do seu produto, de maneira que ajude a construir a identidade visual do seu negócio e transmita os valores da sua marca. Quando esses critérios são respeitados, fica mais fácil obter os resultados desejados.
Estudos apontam que 84,7% dos consumidores acreditam que as cores de um produto são muito mais importantes do que outros fatores. Viu só?
Você já ouviu falar em psicologia das cores? É o estudo das cores em relação ao comportamento humano. Seu objetivo é determinar como cada cor afeta nossas decisões. Na comunicação sua influência é mais profunda do que se pode imaginar, pois dão personalidade a sua marca.
As cores desempenham um papel importante na nossa percepção visual, uma vez que influenciam nossas reações com o mundo que nos rodeia. Para cada cor, um efeito, uma emoção! Conheça algumas delas e o que representam:
- • Vermelho: ativa, apaixona e emociona. Incentiva ações e a confiança. Utilizada em restaurantes para estimular o apetite e em liquidações.
- • Amarelo: estimulante e feliz. Torna as pessoas mais falantes. Usada para chamara a atenção.
- • Azul: calma, confiança e segurança. Aumenta a criatividade. Geralmente utilizada em negócios corporativos.
- • Laranja: é amigável e convidativa. Reflete calor e entusiasmo. Usada para chamar a atenção para alguma ação.
- • Verde: estabilidade e tranquilidade. Tem efeito calmante. Usada para relaxar clientes e promover questões ambientais.
- • Roxo: nobreza, riqueza, sucesso e sabedoria. Estimula a criatividade. Representa uma marca inteligente.
Com o passar dos anos, algumas cores se destacam e ganham mais evidência. Observou como algumas empresas utilizam o roxo ou tons da cor em sua marca? Considerada a cor do futuro por muitos designers e fabricantes, o roxo significa mudança, arte e criatividade.
Escolher as cores certas para o seu negócio pode fazer você se destacar na multidão ou se misturar a ela. Aprenda a usá-las em seu benefício!
Agora que você chegou até aqui, foque no desenvolvimento da sua marca e posicione-se no mercado