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Como fidelizar clientes

Como fidelizar clientes

Qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, sabe o quanto é difícil e até oneroso conquistar clientes. O dono do boteco da esquina sabe que a cerveja tem que ser servida bem gelada. O dono da papelaria sabe que se não tiver variedade de produtos, o cliente que veio comprar uma vez e não encontrou o que queria não retorna mais. E o dono de uma indústria também sabe que é preciso exercer a governança corporativa – sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas, segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – se quiser ter uma carteira de clientes sólidos e ser sustentável.

Conheça alguns ditados populares que podem se encaixar na sua estratégia de conquista e fidelização de clientes.

“O combinado não sai caro” – Entenda exatamente o que o seu cliente quer e seja transparente a respeito do que você irá entregar a ele como produto ou serviço. Jamais frustre as expectativas dele dando-lhe esperança em entregar algo que você já sabe que é impossível. Se, ao atendê-lo, for definido exatamente o que será entregue, em termos de prazo e de qualidade, dificilmente haverá surpresas ou insatisfação.

“Coloque-se no meu lugar” – Certamente você, como consumidor, já tentou comprar algo sobre o qual não entende muito. Certamente irá buscar referências na internet, ou procurar amigos para ouvir conselhos. Agora, coloque-se no lugar desse cliente que até sabe o que quer, mas não sabe muito bem como fazer suas escolhas. Difícil, não? Para conquistar e fidelizar seus clientes, seja uma espécie de conselheiro deles. Demonstre o custo-benefício de seus produtos, até que ele se sinta plenamente seguro e confortável para fazer a melhor escolha.

“Não há pior inimigo que um falso amigo” – Sabe aquela vendedora de loja de roupas que sempre acha linda qualquer que seja a roupa que você veste, mesmo que você desconfie que a cor não lhe caiu bem, o corte não é elegante ou a peça não é mais para sua idade? Ela certamente irá lhe vender uma vez, mas quando você se descobrir equivocado, nunca mais voltará na loja para novas compras. Portanto, construa relacionamentos sinceros com seus clientes. Nada de oferecer aquilo que o cliente não precisa ou que não tem utilidade. Com certeza, relacionamentos francos serão mais duradouros.

“De grão em grão, a galinha enche o papo” – Investir em estratégias de marketing digital é o “grão em grão” que alavanca qualquer mercado. Estejam onde estiverem – fisicamente falando – seus clientes também estarão nas principais redes sociais e têm na mão um celular para receber informações sobre seus produtos e serviços.  Crie estratégias e contrate uma empresa especializada para desenvolver ações regulares e conteúdos relevantes para o seu cliente.

“O preço da fidelidade é a eterna vigilância” – Conquistar clientes pode ser árduo. Uma vez tendo obtido sucesso, não o perca de vista. Para muitas empresas, o pós-vendas é tão importante quanto as vendas. Afinal, é mais barato vender novamente para um cliente que você já conhece do que conquistar novos clientes. Portanto, ofereça soluções que ele não havia considerado, mantenha contato por e-mail marketing e estabeleça recompensas para que ele volte a comprar com você.

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