Blog

Uma história de cores, paixão e sucesso

Uma história de cores, paixão e sucesso

O mundo em cores é mais alegre, mais vibrante e mais feliz, não é mesmo? Imagine então como é vibrante uma empresa que há 39 anos vive imprimindo cores em tudo o que faz!

Há 39 anos, em 21 de agosto de 1978, nascia a Margraf, da visão de um empreendedor com mãos de ouro para transformar tintas e papéis em uma história de sucesso. O nome dele? Vasco Faustino de Menezes.

Em 8 de janeiro de 1980, com a saída da Marprint da sociedade, Vasco Faustino, ou Vascão, como é conhecido, passou a ter controle total da gráfica, ao lado dos filhos.

Os tempos eram difíceis, a economia estava estagnada e a inflação anual passava dos 200%. Era preciso reagir ao desemprego, e a saída corajosa de Vascão foi empreender em um ramo em que ele dominava: as artes gráficas.

 

Primeiros clientes

Os primeiros clientes da Margraf foram agências de publicidade com quem Vascão já tinha relacionamento quando era gerente de produção da Marprint, gráfica que já fechou há anos.

“Em 21 de agosto de 1979 a Margraf contava com oito funcionários registrados”, recorda Sônia Menezes, filha de Vascão. “Hoje, contamos com 320 funcionários registrados e mais 30 autônomos que atuam em vendas”, diz.

Com uma história brilhante, de dedicação, qualidade e solidez, a Margraf já ganhou vários prêmios Fernando Pini, considerado o “Oscar” da indústria gráfica.

Solidez, aliás, é o jeito “Vascaíno” de administrar. “Sempre com prudência, alcançando um passo de cada vez e com muito trabalho e dedicação e paixão por artes gráficas”, resume Sônia.

 

Olhar para o futuro

O passado da Margraf é carregado de boas histórias e de boas tintas. Mas, afinal, o que a Margraf está fazendo para se preparar para os próximos 39 anos? 

“A administração atual segue a cartilha do Vascão, que esse ano faz 83 anos”, explica   Sônia. “Se continuarmos unidos, compartilhando da mesma vontade, creio que empresa possa se perpetuar com nova geração.

A ideia da nova geração é diminuir a estrutura, ter equipamentos mais atuais em menor quantidade com mais produção e seguir até quando Deus quiser e o mercado gráfico continuar comprando nossos produtos.  

 

Retrospectiva (linha do tempo)

Confira os momentos mais marcantes da história da Margraf:

08/01/1980 – Vasco assumiu o total controle da empresa.

01/08/1983 – É inaugurada a nova sede - própria - na Rua Fábia, bairro da Vila Romana, em São Paulo.

04/02/1986 – Aquisição da primeira impressora plana speedmaster quatro cores, importada da Alemanha. Uma característica de Vascão é que ele pagava toda a máquina primeiramente, para depois receber a encomenda. “Era desse jeito dele para adquirir os equipamentos novos sem financiamento”, diz Sonia.

27/06/1988 – A sede foi transferida para o Centro Empresarial Tamboré, em imóvel próprio, construído com recursos próprios, com 16.791 m2 de área construída, em terreno de 20.707 m2, possibilitando a importação de diversos equipamentos gráficos.

09/01/1996 – Aquisição da primeira rotativa Heidelberg M600 Goss importada da França – também pagando antes para só receber o equipamento depois de quitado.

27/05/2002 – Ampliação da área de estoque de matéria-prima para um imóvel próprio, com 15.861 m2 de área construída em um terreno de 25.197 m2, liberando área na sede para instalação de novos equipamentos gráficos principalmente as rotativas.

 

 

 

Retornar Ver todas

Postagens Recentes

Aniversário de 39 anos da Margraf!

Aniversário de 39 anos da Margraf!

Nesse mês de agosto comemoramos o 39º aniversário da Margraf.

Setor de beleza exige qualidade gráfica

Setor de beleza exige qualidade gráfica

Mercado de cosméticos e perfumaria não para de crescer e seus catálogos de ...

Aromas no ar e nos impressos

Aromas no ar e nos impressos

Novo equipamento da Margraf permite inserir aroma nos seus impressos. Solte ...

Faça aqui o seu orçamento WhatsApp para orçamento