Blog

Verniz X Laminação

Verniz X Laminação

Acabamentos – como o nome já diz – dão o toque final aos seus impressos, sejam eles cartões de visita, pastas, folders, cardápios, capas de catálogos, livros e relatórios, entre outros. O tipo de acabamento escolhido pode conferir elegância e sofisticação, mas também podem ter a função de proteger o impresso durante o manuseio, conferindo maior durabilidade ao material, ou simplesmente causar uma sensação tátil agradável e diferenciada.

Um dos acabamentos mais comuns é o verniz, que confere brilho a uma determinada área do impresso, valorizando o assunto em questão e deixando as cores mais “acesas”. O acabamento pode ser aplicado em 100% da área – verniz total – ou em apenas uma área do impresso, como uma foto ou um logotipo –verniz localizado – geralmente em papel couchê ou papel-cartão. A camada de verniz é aplicada após a impressão e o método de secagem é ultravioleta, por isso é conhecido como verniz UV.

O verniz pode ser fosco ou brilhante. Também pode ter textura de lixa de diferentes espessuras, imitando, por exemplo, desde uma bola de basquete a uma pele de elefante. Pode ser aromático (libera aroma quando tocado), flocado (sensação de fofinho), com glitter ou fosforescente (brilha no escuro, ideal para pulseiras de festas, sinalização de eventos etc.). A aplicação desse acabamento não impede que o impresso se rasgue, não altera a gramatura do papel utilizado e ele pode ser usado em baixas gramaturas.

Outro acabamento que valoriza o impresso, mas também o protege de marcas digitais é a laminação, que consiste na aplicação de uma camada plástica sobre o papel. É muito usada em cartões de visita, capas de cadernos e livros e em materiais que requerem resistência. Quer saber se um impresso tem laminação? Tente rasgá-lo. Se não conseguir, é bem provável que tenha laminação e você conseguirá enxergar uma finíssima película plástica resistente. Existem vários tipos de laminação: BOPP fosca ou brilhante, metalizada, antiscuff, holográfica e soft touch. Esta última dá uma sensação tátil aveludada, e vontade de ficar passando a mão sobre o papel.

Converse com o atendimento da Margraf sobre as possibilidades de aplicação desses acabamentos em determinados papeis e gramaturas, e impressione seus clientes. 

Retornar Ver todas

Postagens Recentes

Como turbinar suas vendas no final do ano

Como turbinar suas vendas no final do ano

Confira as dicas para conquistar clientes e mantê-los ao longo de 2018

Catálogo de produtos: a vitrine do seu negócio

Catálogo de produtos: a vitrine do seu negócio

Como apresentar de forma eficiente os produtos da sua empresa e encher os olhos ...

Estratégias de marketing digital

Estratégias de marketing digital

Como atingir o consumidor conectado, exigente e que exige que as marcas “leiam” ...

Marketing off-line

Marketing off-line

Conheça as possibilidades de ações de marketing tradicional

WhatsApp para orçamento