Blog

Como funciona o sistema de impressão offset

Como funciona o sistema de impressão offset

Ele é um dos métodos de impressão mais usados pela indústria gráfica e o mais indicado para médias e grandes tiragens, com excelente custo-benefício e ideal para materiais que exigem alta qualidade e fidelidade de cor.

Trata-se do offset, um processo indireto – isso significa que, antes de atingir a superfície, a tinta passa por um cilindro intermediário – no qual ocorre a repulsão entre água e tinta – a tinta tem consistência gordurosa.

O processo consiste nas seguintes etapas: gravação da chapa; revelação da chapa offset e a montagem da matriz no rolo da impressora offset – para impressões coloridas, é gravada uma chapa para cada cor: ciano, magenta, amarelo e preto; a imagem é transferida da matriz para um rolo de impressão chamado blanqueta; e somente depois é passada ao papel.

Você já deve ter ouvido falar em offset plana ou rotativa, certo? Esses termos se referem aos equipamentos utilizados na impressão.

Na offset plana, a impressora utiliza folhas soltas, que ficam acomodadas em uma superfície plana e entram em máquina já cortadas em formatos pré-determinados. É utilizado para pequenas e médias tiragens de materiais promocionais e editoriais.

Já na rotativa, o suporte – papel – é disposto em bobina, entrando em máquina de forma contínua. É mais utilizado para altas tiragens, na impressão de rótulos, etiquetas, jornais e revistas, entre outros materiais.

Curiosidade: o nome “offset” tem origem no termo “offset litography”, que significa litografia fora do lugar, uma alusão à impressão indireta, em oposição à litografia, cuja impressão era direta, ou seja, o papel tinha contato direto com a matriz.

Retornar Ver todas

Postagens Recentes

Maior tiragem, maior economia

Maior tiragem, maior economia

Como maiores tiragens de impressão podem ser mais econômicas

Impressos “pra ontem”

Impressos “pra ontem”

Saiba por que a Margraf ganhou a fama de “devoradora de prazos”

Flyer, folder ou panfleto? Eis a diferença

Flyer, folder ou panfleto? Eis a diferença

Conheça as diferenças e os usos de cada material para fazer a escolha certa ...

Lâmina x Página: Você sabe a diferença?

Lâmina x Página: Você sabe a diferença?

Para não errar na hora de pedir um orçamento, confira a diferença técnica ...

Posso te ajudar? WhatsApp