Blog

Como funciona o sistema de impressão offset

Como funciona o sistema de impressão offset

Ele é um dos métodos de impressão mais usados pela indústria gráfica e o mais indicado para médias e grandes tiragens, com excelente custo-benefício e ideal para materiais que exigem alta qualidade e fidelidade de cor.

Trata-se do offset, um processo indireto – isso significa que, antes de atingir a superfície, a tinta passa por um cilindro intermediário – no qual ocorre a repulsão entre água e tinta – a tinta tem consistência gordurosa.

O processo consiste nas seguintes etapas: gravação da chapa; revelação da chapa offset e a montagem da matriz no rolo da impressora offset – para impressões coloridas, é gravada uma chapa para cada cor: ciano, magenta, amarelo e preto; a imagem é transferida da matriz para um rolo de impressão chamado blanqueta; e somente depois é passada ao papel.

Você já deve ter ouvido falar em offset plana ou rotativa, certo? Esses termos se referem aos equipamentos utilizados na impressão.

Na offset plana, a impressora utiliza folhas soltas, que ficam acomodadas em uma superfície plana e entram em máquina já cortadas em formatos pré-determinados. É utilizado para pequenas e médias tiragens de materiais promocionais e editoriais.

Já na rotativa, o suporte – papel – é disposto em bobina, entrando em máquina de forma contínua. É mais utilizado para altas tiragens, na impressão de rótulos, etiquetas, jornais e revistas, entre outros materiais.

Curiosidade: o nome “offset” tem origem no termo “offset litography”, que significa litografia fora do lugar, uma alusão à impressão indireta, em oposição à litografia, cuja impressão era direta, ou seja, o papel tinha contato direto com a matriz.

Retornar Ver todas

Postagens Recentes

Formatos diferenciados e acabamentos especiais: experiência única

Formatos diferenciados e acabamentos especiais: experiência única

Cada peça gráfica requer um formato específico e um determinado acabamento ...

Maior tiragem, maior economia

Maior tiragem, maior economia

Como maiores tiragens de impressão podem ser mais econômicas

Impressos “pra ontem”

Impressos “pra ontem”

Saiba por que a Margraf ganhou a fama de “devoradora de prazos”

Flyer, folder ou panfleto? Eis a diferença

Flyer, folder ou panfleto? Eis a diferença

Conheça as diferenças e os usos de cada material para fazer a escolha certa ...

Faça aqui o seu orçamento WhatsApp para orçamento