Blog

Flyer, folder ou panfleto? Eis a diferença

Flyer, folder ou panfleto? Eis a diferença

Pode até parecer tudo a mesma coisa, mas na hora de criar um material para divulgar uma empresa ou produto, é bom saber que há diferença. Cada tipo de material tem uma finalidade diferente. Confira!
 

O flyer – ou folheto – é um tipo de material impresso em pequenas dimensões, geralmente tem formato A5, sem dobras, frente e verso ou só frente, e pode ser usado para divulgar evento, festa, cardápio promocional de restaurante, entre outros. É usado para propaganda ou ações promocionais mais imediatas, de uso pontual e perecível, portanto, é um material de baixo custo e alta tiragem.
 

Já o folder vem do inglês fold = dobra e é um folheto constituído de uma única folha, com uma ou mais dobras, sem formato pré-estabelecido. Permite acomodar mais informações do que o flyer, por isso, tem capa, área interna e contracapa. É usado para promover uma empresa ou produto e divulgar promoções.
 

O panfleto – do inglês pamphlet – é um impresso de folha única e sem capa, em formato maior que o flyer. Antes mesmo do surgimento da prensa gráfica, em 1450, na Alemanha, o panfleto era usado na Europa medieval para divulgar textos curtos, em oposição aos longos manuscritos em livros que circulavam na Idade Média. Após esse período, os panfletos circulavam com temas políticos, satíricos e sensacionalistas. Hoje é usado para divulgar qualquer tipo de informação e é também chamado de folheto. 

Retornar Ver todas

Postagens Recentes

Formatos diferenciados e acabamentos especiais: experiência única

Formatos diferenciados e acabamentos especiais: experiência única

Cada peça gráfica requer um formato específico e um determinado acabamento ...

Como funciona o sistema de impressão offset

Como funciona o sistema de impressão offset

O processo é o mais indicado para médias e altas tiragens

Maior tiragem, maior economia

Maior tiragem, maior economia

Como maiores tiragens de impressão podem ser mais econômicas

Impressos “pra ontem”

Impressos “pra ontem”

Saiba por que a Margraf ganhou a fama de “devoradora de prazos”

Faça aqui o seu orçamento WhatsApp para orçamento